Dicas:Escrita

Hey galerinha,hoje vim trazer mais dicas sobre escritas para vocês,sei que muitas vezes queremos escrever mais e melhor e nem sempre conseguimos,seja por bloqueio criativo,seja por não achar que as palavras se encaixam sofremos da "falta de não ter as palavras certas" e acabamos desistindo ou deixando de lado algo que seria uma produção incrível.
Como escritora tenho uma estrada de longos 6 anos,porém nunca publiquei livro nenhum,só gosto de escrever e deixar para um momento mais oportuno,prefiro os textos mais simplistas e dinâmicos para o instante presente,mas,enfim,hoje não vim falar disso,vim trazer para vocês algumas dicas que podem ajudar nesses momentos de "pane" para que vocês possam continuar produzindo regularmente e com qualidade.Vamos lá?!!


1. Monte uma lista de palavras
Sabe quando você vê aquela palavra super bacana de significado e não sabe onde,exatamente,pode utilizá-la?! Então,montando uma lista você poderia deixar palavras que podem se encaixar numa redação ou em um texto mais pessoal.Como exemplo tem essa lista que eu fiz,se quiserem usar de modelo,fiquem à vontade.

2. Escreva sem pretensões
Não busque escrever o melhor texto da sua vida,apenas escreva com o coração e com as palavras que você prefere, às vezes a gente deseja tanto que seja aquele texto "perfeito" e acaba não escrevendo o que queríamos.Então,só deixe fluir a ideia,se der um,dois ou quatro parágrafos,não importa,o importante é escrever o que sente.


3.Não busque a aprovação de ninguém
Nem sempre mostramos nossas criações para as pessoas certas,falo isso por experiência própria,quando era mais nova, postava os textos em tudo quanto era lugar,mas as críticas,incrivelmente, vieram de pessoas mais próximas,colegas de escola,por exemplo,e aí desanimava,pensava em desistir,mas sempre vem aquela forcinha especial que nos faz prosseguir não é mesmo?!! Então, continue tentando me aperfeiçoar,buscar palavras novas e mais maduras,e continuei recebendo críticas,não como antes,mas ainda recebia,e percebi que nem sempre vamos agradar a todos,mas se você escrever com o coração e escrever o que você realmente quer,as críticas não se validam.Por isso, não escreva esperando que alguém ame,se você gostou do que escreveu e recebeu alguns elogios sobre isso,acredite que fez um bom trabalho.


4.Treinar,treinar e treinar
Nenhum bom escritor fica meses sem escrever nada,não precisa ser necessariamente uma história,mas produz palavras que transbordem sentimentos,quaisquer que sejam eles.Assim,o treino é importante,comece reescrevendo poemas de seus autores preferidos com ideias suas,criando personagens e perfis, descrevendo cenários e cenas.Tudo,por mínimo que seja,vai te ajudar a ter mais criatividade e explorar o "reino das palavras".


5.Que tal escrever uma história?
Depois de treinar bastante e sentir uma certa facilidade em criar,seria uma ótima oportunidade de começar uma história,com personagens impactantes e um enredo incrível.Você pode começar pelo básico como uma introdução da história,a apresentação de uma personagem principal ou das personagens no geral,pode escolher se quer narrar em primeira ou terceira pessoa e deixe a imaginação aflorar.


Espero que essas dicas tenham ajudado :) se quiserem eu mostro à vocês como eu comecei uma história e os processos que uso para definir as personagens,cenário,capítulos,revisão geral...
Boa sorte,vocês conseguem :D
Beijos

CONFIRA TAMBÉM ⬇

6 comentários

  1. Amei o post! Como sempre suas dicas me ajudando, rs. Vou tentar seguí-las a partir de hoje, também amo escrever.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vi,que bom que gostou :D <3
      Espero que funcione para você :)
      Escrever é tudo <3
      Beijos ^.^

      Excluir
  2. Quando só escrevia versinhos na época da escola algumas dicas que você citou me ajuda muito rs.
    Mas até hoje eu faço muito do que você escreveu.
    Amei as dicas. ♥
    Beijão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs,que bom que dá certo Cami :)
      Fico feliz que tenha gostado :D
      Beijos ^.^

      Excluir
  3. Gostei muito principalmente das de nº 2 e 3. Eu tinha um professor que dizia que era pra a gente ler "anarquicamente", ou seja, ler ser esperar que algum professor indicasse ou mandasse ler, até porque, muitas vezes a leitura forçada muito mais desestimula o gosto pela leitura do que qualquer outra coisa.
    Muito bom trabalho!
    Leonardo, do www.reversodomundo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Leo,bom te ver por aqui :)
      E é assim mesmo que tem que ser,ler sem obrigação faz tudo fluir melhor :) seu professor tem toda a razão
      Obrigada :D
      Beijos ^.^

      Excluir

Obrigada por ter lido a postagem
Conte-me o que achou *--*
Deixe seu link nos comentários para que eu possa retribuir a visita <3
Se preferir para deixar seu link use
Esse código para comentar