Dicas de escrita:Como escrever melhor?


Hey galerinha,como vocês sabem,eu adoro dar dicas,principalmente quando elas tem como resultado eu mesma,mostrando que realmente funcionam,por isso,hoje,resolvi selecionar alguns tópicos que me ajudaram a escrever melhor e desenvolver essa escrita que tanto amo.Bora?!

1.Aprenda a organizar suas ideias
É fato que tem dias em que a gente simplesmente começa a borbulhar de ideias,e é nesses dias que precisamos nos organizar para não perder nada,tenha sempre à mão uma agenda ou um caderno e uma caneta ou lápis,comece separando por tópicos,como Textos,Dicas,Projetos etc,e em cada um deles você anota a ideia que teve.
Você pode usar um molde como o abaixo,mas lembrando que isso foi só um esboço no paint,com as linhas definidas você pode usar uma página para cada um dos tópicos,além de anotar palavras para usar,quais imagens pode usar,o que não pode faltar,essas coisas...


2.Evite ser muito crítico
Muitas vezes quando estamos escrevendo,queremos sempre o melhor para nós,mas ser muito crítico pode te levar à loucura rs,além disso,temos que estar em constante evolução,isso significa que hoje você pode odiar seu texto,mas ao lê-lo pela segunda ou terceira vez você verá que está realmente bom e que sua neura era sem motivo.
Quando achar que está muito crítico em relação a sua escrita peça ajuda,escolha alguém de forma aleatória e peça a essa pessoa para ler seu texto e dizer o que acha,se não se sentir satisfeito fale com mais pessoas,até mesmo um professor conta.

3.Evite comparações
Entendo perfeitamente a pessoa querer escrever igual a um escritor que gosta,como John Green,J.K.Rowling,etc,mas devemos lembrar que cada autor tem um estilo próprio,além disso,todos esses escritores que você admira passaram tempos e tempos escrevendo suas obras,modificando o que deveria ser modificado,se aperfeiçoando,então,não precisa ficar se sentindo mal por isso,todos nós temos o tempo certo para escrever e quando você menos esperar pode até superar ou se igualar aos seus ídolos.
O mesmo vale para seus amigos,eu sei que a gente acaba achando que sempre vai ter alguém que escreve melhor que a gente,mas só porque essa pessoa parece escrever melhor que você,não significa que você é péssimo e deve desistir,quem sabe essa pessoa não pensa o mesmo de você?!

4.Reescreva
Ok,você escreveu,ficou satisfeito e deixou esse trabalho de lado,mas que tal voltar nele e reescrever,não para substituir o original,mas para treinar,mude palavras por outras,desconstrua algumas construções,mude parágrafos inteiro,tudo aquilo que der vontade.Isso,além de dar um novo ar ao texto,também exercita a criatividade e a escrita,e te ajuda a escrever cada vez melhor.

5.Descanse
Por mais que essa dica pareça não ter relação nenhuma com o tema ela é importante,porque quando descansamos damos ao nosso cérebro a capacidade de acomodar as ideias que temos,além de abrir espaço a novas ideias,por isso,quando achar que não está conseguindo escrever direito,descanse de 10 a 20 minutos e tente novamente,use esse tempo para ouvir uma música,comer alguma coisa ou simplesmente esvaziar a mente.

6.Esqueça um pouco das regras
Às vezes quando escrevemos,nós acabamos focando muito nas regras gramaticais e esquecemos do texto,por isso,tente ignorar um pouco as regras,tente escrever sem focar muito com as rimas interpoladas,colocações pronominais e tudo mais,quando acabar e for revisar você vai acabar consertando esses pequenos erros,mas ao escrever,você tem que estar compenetrado no texto,pois assim,escreverá de forma mais livre e se sentirá melhor.

7.Proponha-se desafios
Sabe aquele estilo que você nunca se arriscou a escrever?Como terror,suspense ou até mesmo o romance em alguns casos?!Que tal aproveitar esse momento para tentar,além de te fazer escrever melhor,você pode descobrir que gosta de um novo estilo e se desenvolver em mais de um.

8.Não acredite em "milagres"
Eu sei que quando a gente quer descobrir algo vai logo para a internet e pesquisa mil e uma formas de desenvolver a escrita,mas,não existe receita milagrosa para nos fazer escrever melhor,só através da prática é que ficamos bons,fazendo uma analogia,é como se fossemos aprender a andar de bicicleta,não ficamos encarando a bicicleta até sairmos andando com ela,é preciso subir,cair milhares de vezes,ralar o joelho até conseguirmos nos manter em pé nela e darmos uma volta completa sem cairmos,a escrita é a mesma coisa,precisamos errar as palavras,escrever alguns parágrafos desconexos até que aprendamos a construir períodos coesos e de fácil entendimento.Então,persista e continue escrevendo.

9.Grite por ajuda
Se você acha que nada funciona e você não sabe mais o que fazer,peça ajuda,consulte seu professor de português sobre como você pode desenvolver melhor a escrita,não precisa ter vergonha,aliás isso o fará prestar mais atenção em você,no jeito como você escreve e poderá te orientar da forma certa.Mas,se não tiver a coragem necessária você pode recorrer à amigos,pedindo para eles te ajudarem a escrever,darem ideias de temas,corrigirem seu texto,também ajuda.

10.Escreva o que te faz bem
Essa dica é a última,mas muito importante,é preciso que você escreva o que gosta,porque se não,não vai conseguir mesmo,aquele tema chato e tão clichê que só de ver já te dá sono,nunca vai agregar seus melhores textos,por isso,é importante sentir-se confortável com o que está escrevendo.
Essas são algumas dicas que eu uso e espero que sejam de grande utilidade para vocês,qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários e podem me procurar pelas redes sociais também,sem problema :)
Beijos 

CONFIRA TAMBÉM ⬇

2 comentários

  1. Dicas ótimas como sempre! Ando precisando seguir principalmente a de não ser tão crítica, pois eu sou muito perfeccionista, então nunca acho que algo que escrevo está realmente bom. Adorei as dicas Jenny, ajudam muito! Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vi :D
      Demorei muitoo pra começar a aprender isso,então,quanto antes melhor rs,eu tbm era,e ainda sou,super perfeccionista,principalmente com os textos,mas tento me controlar e conto com um batalhão de leitores para me acalmar kkkk
      Pode me mandar tudo que eu avalio,viu :)
      Que bom que gostou <3
      Beijos enormes ^.^

      Excluir

Obrigada por ter lido a postagem
Conte-me o que achou *--*
Deixe seu link nos comentários para que eu possa retribuir a visita <3
Se preferir para deixar seu link use
Esse código para comentar