Dicas:Leitura

Resultado de imagem para livros
Olá galerinha,bem,hoje,como puderam ver no título eu vou dar algumas dicas que me ajudaram a gostar mais de ler,a ter o hábito constante de estar lendo,sejam textos pequenos ou livros enormes rs,então vem comigo que eu prometo que vai ajudar :D

1.Porque você não gosta de ler?
Muitas vezes nosso bloqueio da leitura vem de uma história que a gente leu e não gostou e aí acha que todas as outras vão ser iguais,mas não é assim.Tem também que deteste ler porque é obrigado a ler livros que não entende(seja para provas na escola ou vestibular) e isso gera um desconforto para ler qualquer outra coisa.
O que eu recomendo fazer nesse caso e desapegar um pouco,tente abrir a mente a novas histórias,se tem receio sobre ela,pesquise resenhas,descubra opiniões aleatórias e decida se vai ou não dar uma chance,além disso,você pode começar criando o hábito de ler um texto,poema ou até mesmo uma música por dia,assim,vai acostumando o cérebro à leitura e vai pegando o gosto.

2.Você gosta de escrever?
Tem algumas pessoas que amam escrever,mas detestam ler,o que é compreensível,porém,a leitura faz parte sim do cotidiano dos escritores,e quanto mais se lê mais repertório se tem para a escrita.Se você tem esse bloqueio de leitura e gosta de escrever,foque mais nas leituras que te ajudem a melhorar a escrita,no caso mais textos de autores que goste,ou até mesmo reler seus escritos antigos,e não deixe de lado uma boa ficção para dar asas à sua imaginação.
Imagem relacionada
3.Qual será seu incentivo?
Desde que comecei a ler livros(ler mesmo,no caso era de 2 a 3 livros por mês,agora chega a 5 ou 6 se eu conseguir rsrs) eu busquei me incentivar de algum modo,por exemplo,se eu conseguisse chegar a tal capítulo em um tempo x eu poderia descansar da leitura pelo resto do dia,caso não atingisse a meta eu teria que ler até alcançá-la.Então,é sempre bom colocar uma meta e uma recompensa para que você crie o hábito de ler,sua recompensa pode ser um doce,fazer algo que goste,ficar o resto do dia e até mesmo o dia seguinte sem ler,mas é importante focar na sua meta e não apenas na recompensa hein.

4.Se nada disso der certo
Bem,se nenhuma dessas alternativas funcionar com você,é porque o problema é um pouquinho maior do que apenas o bloqueio.
-Tente ver se você não está lendo os livros errados,mude de gênero,tente um livro menor,uma história mais fácil de entender.
-Vá em frente.Tente prosseguir a leitura,alguns livros realmente ficam melhores do meio para o final,então quem sabe você não goste mais depois de passar do começo e isso te incentive a continuar.
-Não se pressione.Cada um tem seu tempo de leitura e não e só porque seu amigo leu mais de 20 livros até agora que você é pior que ele,comparações só fazem a situação piorar,então apenas tente e no final o que vai contar é o seu esforço.

Bom,é isso,espero ter ajudado vocês,leiam bastante e sejam felizes :D
Qualquer dúvida é só deixar aqui nos comentários ok?!
Beijos ^.^

CONFIRA TAMBÉM ⬇

4 comentários

  1. Oi, Jenny.
    Desconfio muito de gente que não gosta de ler haha.
    Ás vezes as pessoas tem a visão errada sobre leitura né.
    Amei as dicas beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oie Cami :D
      Tbm desconfio haha,mas tento ver os motivos além desse bloqueio da literatura.
      Que bom que gostou minha linda <3
      Beijos ^.^

      Excluir
  2. Amei o post Jenny! Ler é maravilhoso, além dos benefícios que traz para a gente!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Ví,que bom que gostou :D
      Exatamente,traz muitos benefícios
      Beijos ^.^

      Excluir

Obrigada por ter lido a postagem
Conte-me o que achou *--*
Deixe seu link nos comentários para que eu possa retribuir a visita <3
Se preferir para deixar seu link use
Esse código para comentar